Geral

27 janeiro 1945

Prisoners_liberation_dachau

Foi só há setenta anos. Não nos esqueçamos.

 

 

 

Anúncios
Standard

3 thoughts on “27 janeiro 1945

  1. Manuel Augusto Araujo diz:

    A Guida Morais publicou no Facebook um excelente texto, recordando um livro Solução Final, onde se descrevem as reuniões de especialistas nazis em que discutiam os mais eficazes e económicos métodos de extermínio, que ficaram compilados numa directiva com esse titulo: Solução Final.
    Que melhores métodos eram esses? Eram a forma moderna e industrial de uma política de extermínio que o Ocidente sempre praticou para se expandir. No caso judeus e outras raças inferiores, mas antes os povos de África, Américas, Ásia, as ‘ bestas’ que não eram tocadas pela graça dos valores da civilização europeia e consequentemente a ela se opunham .
    A frase Extermínem todas as Bestas, do livro de Conrad, O Coração nas Trevas, finaliza o relatório de Kurtz sobre a tarefa civilizadora que a Europa estava a realizar em África. Coppola que tem por guião no Apocalipse Now o romance de Conrad, recupera mesmo o nome de Kurt, o coronel interpretado por Marlon Brando.
    O Coração nas Trevas, reflecte e resume a muita literatura que antecede Solução Final. É um livro quase profético sobre os horrores futuros, descrevendo um horror presente. uma epitome da literatura e retórica que justificava o colonialismo e o racismo em nome do progresso e da civilização. O destino dos povos inferiores era ser condenados a morrer depois de muito explorados. O domínio europeu assentou sempre numa política de extermínio. Os ingleses em África do Cabo ao Cairo, na Índia. Os norte-americanos por todo o mundo depois de terem “pacificado” o seu continente. Franceses, italianos, alemães, portugueses, espanhóis que no princípios do século XIX inventaram em Cuba o primeiro campo de concentração. Cada um de forma diferente em função do seu poder economia e militar Lembre-se sempre a brutalidade ímpar do nazi-fascismo, sem esquecer tudo o que o antecedeu em nome dos valores da nossa civilização ocidental. Grande abraço.

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s