São Domingos

Post original

O baluarte de São Domingos é a fortificação das muralhas seiscentistas de Setúbal virada a nascente da cidade. Aproveita, em conjunto com o vizinho baluarte das Fontainhas, a existência de um morro de considerável cota. Pela toponímia actual, situam-se no interior do quarto de circunferência delimitado pelo quadro principal do cemitério de Nossa Senhora da Piedade, a norte, e a rua Camilo Castelo Branco, a poente.

O recente derrube de diversas construções no troço sul da Rua Camilo Castelo Branco veio por a descoberto, com ampla visibilidade, um importante pano daquela antiga edificação militar.

No perímetro e área de protecção do antigo baluarte encontra-se hoje parte do cemitério de Nossa Senhora da Piedade (edificado na segunda metade sec.XIX), a Igreja de São Sebastião (igreja do antigo Convento de São Domingos, datada de 1566/68), espraiando-se ainda pelo suave declive das encostas viradas a poente e sul os bairros de São Domingos e Fontainhas. Este baluarte situa-se à distância (em linha recta) de cerca de 340 metros, para nascente, da porta de São Sebastião, que dava entrada à vila de Setúbal através das muralhas medievais construídas entre 1325 e 1360, nos reinados de D.Afonso IV e D.Pedro I.

O troço agora exposto revela apreciável consistência, mostrando uma imagem até agora praticamente desaparecida dos olhares públicos.

O conjunto de fortificações em que este baluarte se integra foi construído após restauração da independência nacional, em 1640, visando proteger a então vila. Várias delas foram tragadas pelo crescimento urbano. Escondidas umas, mal-tratadas outras, algumas, poucas, protegidas; todas foram ficando enlevadas na malha da cidade mas apresentam ainda belos troços de muralha que podem ser conservados, promovidos e valorizados, como testemunho de uma época de desafios e dificuldades levados de vencida.

Ver no Google Maps

Anúncios

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s