economia, Política

Com papas e bolos…

Vendedor de banha da cobra, em Lisboa.

Com papas e bolos… se enganam os tolos, diz o velho ditado. Felizmente, já vai havendo poucos tolos que possam ser enganados por este Governo PS, mas eles acreditam que ainda podem enganar todos o tempo todo.

Uma das que usaram para tentar enganar, mais uma vez, os portugueses foi a promessa, feita no momento em que anunciavam o maior roubo fiscal e salarial de que há memória na democracia portuguesa, de instituir uma taxa a pagar pelos bancos como forma de contribuir para reduzir os efeitos da crise esperada em 2011.

A falta de rigor com que a medida foi anunciada, em comparação com a exactidão das quantificações dos ganhos esperados com as reduções salariais e o aumento da carga fiscal sobre os cidadãos, fazia esperar o pior. Mas o PS conseguiu fazer ainda pior do que o pior que esperávamos. Afinal, a taxa era só mesmo mais uma oferta de papas e bolos para enganar tolos. Chegado a 5 de Janeiro, o Governo não publicou ainda a portaria que permitirá cobrar a tal taxa aos bancos, apresentada como a medida de justiça social com que o Governo pretendia fazer-nos crer que iria equilibrar os sacrifícios que pediu aos que menos podem. A medida com que nos queria fazer crer que, apesar de tudo, ainda lhe restava alguma perspectiva de esquerda na abordagem dos problemas.

É bem verdade que, no momento em que se recusou a proibir o pagamento antecipado das mais valias bolsistas pela PT e outros que tais, nos deu logo todas as pistas para adivinhar o que se iria passar com esta taxa, mas era admissível ainda o benefício da dúvida. Agora, já não. Está tudo esclarecido.

Claro que já começou a discussão dos fiscalistas e juristas sobre a retroactividade ou não retroactividade da taxa, o que significa que a coisa se arrastará eternamente nas bancas dos tribunais e, entretanto, lá se foram mais uns milhões para encher os bolsos do sistema bancário e dos seus senhores.

Já não há mais palavras para descrever esta falta de seriedade, de dignidade, de tudo…

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s