imperialismo, Obama

Home of the brave

shelter5n-1-web

Para lá da propaganda e das lições sobre direitos humanos que dão pelo mundo fora, os EUA confrontam-se com graves problemas sociais e com o total desrespeito pelos mais elementares direitos, em particular, aqueles que dizem directamente respeito à sobrevivência, como a saúde, a habitação e a alimentação.

Só na cidade de Nova Iorque, os dados mais recentes revelam que a população sem abrigo atingiu os valores mais altos desde o período da Grande Depressão, no início dos anos 30.

Em Fevereiro de 2016, contabilizavam-se 60.144 pessoas sem abrigo a recorrer à rede de dormitórios públicos municipais, onde se incluem 14.654 famílias, com 23.424 crianças.

No ano de 2015, mais de 109.000 pessoas recorreram a esta rede, incluindo cerca de 42.000 crianças, números que representam um aumento de 91% face aos registos de há 10 anos.

Nestes números não se incluem milhares de pessoas que dormem nas ruas, no Metro e noutros abrigos fora da rede municipal, revelando uma realidade assustadora e profundamente contraditória com a imagem que nos é vendida.

Esta realidade também não deixa de reflectir uma sociedade profundamente desigual no plano racial, 58% dos sem abrigo são afro-americanos, 31% latino-americanos, 7% brancos, 1% asiáticos.

O capitalismo triunfante, mesmo no centro do império, é incapaz de resolver os principais problemas que afectam a humanidade e  continua gerar grandes desigualdades e injustiças.

Este é aquele país que anda por aí a dar lições sobre respeito pelos direitos humanos, quem não se lembra do triste papel desempenhado por Obama na sua visita a Cuba, como se em casa não tivesse graves problemas por resolver.

Standard

One thought on “Home of the brave

  1. Só os cegos não veem…interessante verificar que onde há mais concentração da alta finança,mais elevada é a desigualdade social

    .Tal facto terá um preço imprevisivel,a que os Governos teem de estar atentos.

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s