Desporto, Setúbal

Setúbal é Cidade Europeia do Desporto 2016

maxresdefault

A ACES Europe – Associação de Capitais e Cidades Europeias do Desporto, na sequência de uma candidatura apresentada pelo Município, reflectindo o desporto no concelho e um ambicioso programa para 2016, atribuiu a Setúbal o título de Cidade Europeia do Deporto 2016.

Aproveitando as potencialidades oferecidas pela ligação de Setúbal à serra e ao rio, utilizando e valorizando os equipamentos desportivos existentes, continuando a apostar na dinâmica própria do movimento associativo desportivo, reafirmando a capacidade organizativa de provas internacionais, procurando concretizar uma política desportiva assente na lógica do desporto para todos, garantindo o direito à prática desportiva, Setúbal apresentou uma candidatura vencedora, comprometendo-se a fazer mais e melhor, também, na área do desporto.

Setúbal tem passado por um profundo processo transformador e é inegável que a cidade e o concelho estão diferentes. Hoje, dispomos de um conjunto de equipamentos públicos de excelência, designadamente de âmbito cultural, a cidade reaproximou-se do rio, com espaços públicos qualificados e imediatamente apropriados pela população e, em 2016, sob o pretexto da Cidade Europeia do Desporto, Setúbal dará continuidade a esse processo de transformação, afirmando, também, no domínio do desporto essa dinâmica.

A realização da FINA Olympic Marathon Swim Qualifier, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o regresso a Setúbal da Volta a Portugal em Bicicleta, a realização da edição de 2016 dos Jogos do Futuro da Região, são apenas alguns exemplos da intensa e importante actividade desportiva, a que importa juntar o vasto conjunto de actividades promovidas pelo movimento associativo do concelho.

Num país em que as autarquias locais substituem um Estado omisso em matéria de garantia do direito de acesso à prática desportiva, o Município de Setúbal, apesar de dificuldades e constrangimentos que lhe são impostos, afirma claramente o seu compromisso com o princípio do “Desporto para Todos”.

No desporto, como em todas as áreas, o Município de Setúbal procura fazer mais e melhor e há a consciência de que haverá sempre muito por fazer, no entanto, num momento em que Setúbal vê internacionalmente reconhecido o seu trabalho e as suas potencialidades desportivas, é triste verificar a pequenez de alguns que, manifestando uma profunda ignorância sobre aquilo que é feito e as condições existentes, em vez de festejarem esta conquista de Setúbal, limitam-se a um exercício de crítica destrutiva sem qualquer sentido (provavelmente, o único desporto que conhecem).

Felizmente, a história de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 não se fará destes tristes episódios, serão os homens e as mulheres que organizam, praticam e ou assistem a desporto neste concelho a escrever essa história.

Setúbal é Cidade Europeia do Desporto 2016, está de parabéns Setúbal e a sua Câmara Municipal mas, sobretudo, estão de parabéns os Setubalenses, o movimento associativo desportivo, os desportistas e todos aqueles tornam possível a prática do desporto neste concelho.

Nota: texto originalmente publicado na edição de ontem, dia 2 de Dezembro, do jornal O Setubalense.
Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s