Política

As pessoas não são meros custos

Posso estar a fazer, como diz um familiar meu, um processo de intenções. Mas a verdade é que, sempre que a direita aborda as medidas orçamentais que favorecem os cidadãos, seja a reposição de salários, o aumento de pensões, a redução do IVA da restauração, há sempre uma palavra que é pronunciada como se se tratasse da atribuição de uma culpa numa sentença pronunciada num tribunal criminal: custos. Eis a ideia a que a direita radical reduz todas as medidas sociais que visam favorecer os cidadãos, como se os custos orçamentais da reposição de salários fossem algo que se pudesse equiparar a atirar notas de vinte euros pela janela, ou ainda como se a descida do IVA da restauração se pudesse equiparar à fogueira de notas de dólar que Pablo Escobar fez para animar a filha.

Já os resgates de bancos são classificados como medidas necessárias para evitar riscos sistémicos, as isenções fiscais concedidas a grandes grupos empresariais são consideradas fundamentais para fixar investidores, o mesmo raciocínio que deve estar na base das isenções de IMI concedidas a “entidades licenciadas ou que venham a ser licenciadas para operar no âmbito institucional da Zona Franca da Madeira e da Zona Franca da ilha de Santa Maria, quanto aos prédios ou parte de prédios destinados directamente à realização dos seus fins”.

Esta ideia de que tudo o que reverte a favor dos cidadãos são “custos” tem as suas raízes mais profundas naquela célebre narrativa que garantia que tínhamos andado a viver acima das nossas possibilidades. Que retorna agora disfarçada nesta conversa dos “custos”, típica, aliás, de uma direita radical para quem as pessoas são apenas números.

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s