Política

Mas qual estabilidade?

Cavaco Silva disse hoje, na tomada de posse do XX Governo Constitucional, já apelidado de “O Breve”, que, “ao longo da nossa História, só conhecemos verdadeiro progresso económico e social quando existiu estabilidade política. Sem estabilidade política, Portugal tornar-se-á um país ingovernável”.

Cavaco prossegue na mesma senda do líder parlamentar do PSD, quando afirmava que a “vida das pessoas não está melhor, mas o país está muito melhor“, ou seja, podemos estar a bater no fundo, mas pelo menos temos estabilidade. Parafraseando alguém que viria a perder a cabeça, se não há pão, então comam estabilidade.

A estabilidade política, na forma como o presidente a entende desde pelo menos 1985, foi sempre um sinónimo de governos de direita ou que aplicassem políticas de direita. Chegados ao momento em que surge a possibilidade de um governo com sustentação nas forças de esquerda, Cavaco agita o papão da falta de estabilidade, o que o confirma, sem qualquer dúvida, como um mero chefe de seita.

A questão da estabilidade é, porém, bastante mais interessante. Será que se pode considerar que existe estabilidade política quando um Governo passa quatro anos a desestabilizar a vida das pessoas, com cortes de salários, subsídios de férias e de natal, sobretaxas de IRS, Contribuições Extraordinárias de Solidariedade, cortes de pensões, alterações de prestações sociais, aumentos brutais de impostos, alterações nos horários de trabalho, maior precarização das relações laborais, aumento de taxas moderadoras, discriminação das mulheres na já resolvida questão do aborto, leis inconstitucionais e muitas mais tropelias que nos fizeram?

É desta estabilidade que fala Cavaco Silva? Pois se é, não, muito obrigado, não a queremos.

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s