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Tio Patinhas a Caminho de Belém

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O novo Museu dos Coches abre um enorme buraco no muito depauperado orçamento da cultura. A sua construção foi um erro brutal, decidido por obtusos peritos em turismo, sem nenhuma sustentação em políticas culturais (*) Com um custo de 35 milhões de euros, contrapartidas do Casino de Lisboa, o novo Museu dos Coches terá um custo de funcionamento anual de 3,5 milhões de euros,estimativa da SEC, Será necessário o número de visitantes ultrapassar o milhão/ano. Quase cinco vezes o número de visitantes actuais, num Museu que é dos mais visitados.

O descalabro na cultura, vai-se acentuar. Os perigos que se aproximam , vão abrir uma caixa de Pandora nos frágeis alicerces de uma política cultural praticamente inexistente, com um orçamento irrisório.

O prenúncio é feito pela nomeação de António Lamas (AL) para o Centro Cultural de Belém. Não é um fim, mas o principio da integração numa única entidade do eixo monumental e museológico Belém-Ajuda. É conhecida a defesa que AL faz em aplicar o modelo da Parques Sintra-Monte da Lua em Belém(**).

Há uma enorme diferença entre o património gerido pela Parques de Sintra-Monte da Lua e a que poderá integrar o Distrito Belém-Ajuda. Em Sintra não existem equipamentos com vida e objectivos culturais próprios e diversificados. As receitas de alguns dos Palácios, cobre os défices de outros. O mesmo com os parques, jardins e florestas. AL argumenta que a Parques de Sintra-Monte da Lua, não recebe apoios do OE, é auto-sustentável. Uma falácia. Se o OE não gasta um cêntimo para a manutenção e recuperação desse património, foi porque perdeu verbas avultadíssimas gerradas pelos Palácios que eram tutelados pelo Estado e foram transferidos, sem custos, para a Parques de Sintra-Monte da Lua. Essa a raiz da boa gestão AL.

Em relação a Belém-Ajuda a diversidade dos equipamentos culturais é uma evidência. Uma gestão integrada, teria poupanças marginais com serviços de limpeza. segurança e manutenção conjuntos. Com a partilha de sistemas de bilhética. O que carece de demonstração são as outras vantagens que A L enuncia. É uma realidade que tem sido largamente debatida pelos técnicos dos museus e monumentos daquela zona, desenvolvida em debates públicos com largíssima participação. As sugestões, muitas reproduzidas por AL, têm sido olimpicamente ignoradas pelos sucessivos ocupantes das cadeiras governamentais da cultura.

A carência de meios, humanos e materiais, é cada vez maior. As vantagens das trocas de experiências e da elaboração de projectos comuns, tem sido objecto, como referido, de grande reflexão que aponta para uma funda articulação entre equipamentos, com o seu reforço identitário, o que ultrapassa em muito as reflexões de AL, mais preocupado com a vertente económica, subordinando os projectos culturais a esse objectivo. Com o descalabro a bater à porta quando se inaugurar o Museu dos Coches, o seu custo de funcionamento actual, 600 mil euros/ano multiplica-se por seis , o modelo apontado por AL adquire corpo. A sua bondade é que deve ser questionada, se não será proceder à macdonalização de eixo Belém-Ajuda, com AL em “master-chef”.

É forte a tentação de criar-uma empresa, originalmente de capitais públicos, que integre os Museus dos Coches,Arqueologia,Etnologia, Arte Popular, Marinha, da Presidência, EDP. Monumentos dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Palácio da Ajuda. O Centro Cultural de Belém, Planetário, Cordoaria. Os jardins Tropical e Botânico.

O perigo não está na visão de AL, está quando se lêem as GOP da Cultura que preconizam a gestão “mais racional e eficiente dos organismo da cultura”,, do património poder ser administrado por “entidades terceiras” , de se“reduzir a dependência dos financiamentos públicos directos”. Sabemos bem de mais o que isto quer dizer. Com um governo que só vê virtudes na gestão privada, que privatiza ou está predisposto a privatizar, os bens públicos mais essenciais, a privatização da futura empresa Distrito Belém-Ajuda, com o seu valiosíssimo património, renderia, no imediato, uns valentes cabedais. Para essa gente de vistas curtas, ausência de cultura e principios estará certamente em cima da mesa. A beatificação cultural da Everything is New pela mão da SEC é um primeiro passo na disneyficação da política cultural. Para o Distrito Belém-Ajuda devem desejar que o Tio Patinhas esteja a caminho. Já deve estar andar dentro das cabeças dos “nossos” governantes para descalçar o pedregulho que o novo Museu dos Coches acrescenta às outras pedras e pedrinhas que estão dentro daquela bota. Temos uma certeza: aquela gente não se importa em cometer esse crime, essa traição à nossa identidade nacional e cultural.

(*)leia-se o argumentário arrogante e estúpido, à escala do personagem, do Director Geral do Turismo de Lisboa na Revista Turismo de Lisboa/Maio 2009)

(**)”O modelo da Parques de Sintra-Monte da Lua é aplicável em Belém” António Lamas, Público 30/10/2013

( publicado no jornal Avante! de 13711/2014)

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3 thoughts on “Tio Patinhas a Caminho de Belém

  1. Pingback: Tio Patinhas a Caminho de Belém | O Retiro do Sossego

  2. José Luis Porfírio diz:

    ESTA HISTÓRIA DOS VISTOS GOLD É QUE CAÍU MESMO MAL!
    POIS NÃO SE ESTÁ A VER QUE ERA A SOLUÇÃO PARA O GRANDIOSO ESPAÇO A DEDICAR AOS COCHES; NÃO, EVIDENTEMENTE, SOBRE A FORMA DE VISTO GOLD, MAS UM QUALQUER PLATINA SUPER ( A IMAGINAÇÃO DO $ ESTÁ NO PODER), SÓ PARA OS MELHORES DOS MELHORES, COM DIREITO A TRAZER FAMÍLIAS, AMIGOS, CONSELHEIROS, GUARDA COSTAS ETC; TUDO BONS RAPAZES COM DIZ O OUTRO.
    ENTRAVAM UNS BONS MILHÕES, UMA COISA SÉRIA E RESOLVIA-SE O PROBLEMA;
    E, DEPOIS, COM TANTO PATRIMÓNIO AO ABANDONO, FABRICAS, PALÁCIOS, CASTELOS, ERA SÓ CONTINUAR.

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    • Manuel Augusto Araujo diz:

      Eles andam por aí! Noutro “post” citei um editorial do Economist, 17 de Janeiro2014, intitulado “$9 trilion Sale” em que se dizia textualmente e cito retirando do “post”: Agora, esses decisores, em vários tons e sons, nos jornais da finança internacional, proclamam que “se deve privatizar edifícios, terrenos, monumentos, recursos naturais que são um enorme valor à espera de ser desbloqueado”(**). O que resta da cultura e das artes está a ser triturado nessa engrenagem de ganância, de usura.
      O FMI já avançou ao governo grego que a venda do Partenon reduziria substancialmente a dívida soberana grega. Se calhar o Cameron excitado com esse passo thacteriano devolvia, finalmentye, os frisos aos novos donos do Partenon.

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