autarquias, Geral, Política, Setúbal

O jornalixo do Correio da Manha

tumblr_na54n0WVOJ1qz7lxdo1_500

O Correio da Manhã Manha tem vindo ao longo dos anos a aperfeiçoar e a dedicar-se quase em exclusivo ao jornalixo.

Entre páginas e páginas de sensacionalismo barato dedicadas a assassinos, violadores, pedófilos, corruptos e as páginas dedicadas à promoção da prostituição, lá encontramos os grande furos do jornalixo à moda da casa: os julgamentos de carácter sem direito a contraditório.

Vá-se lá saber porquê e por decisão de quem, um dos muitos alvos do Correio da Manha é o Município de Setúbal e a sua Presidente da Câmara Municipal.

Um dia, surgem notícias sobre uma suposta retenção das transferências do Orçamento de Estado por causa de dívidas a fornecedores, apesar da contestação apresentada pelo Município às entidades competentes e do processo estar em avaliação; no outro dia, é a notícia sobre o património declarado pela Presidente da Câmara Municipal, sem qualquer referência ao facto deste ter sido adquirido antes do exercício de funções públicas, dando a entender que ele decorre de um qualquer enriquecimento de origem duvidosa.

Escândalo dos escândalos: uma autarca com património imobiliário, ainda por cima militante do PCP, eleita pela CDU! – Como é que o Correio da Manha poderia ficar quieto sem explorar este filão de ouro? Quem poderia exigir ao Correio da Manha que não revelasse toda a sua arte perante uma coisa destas?

Em nenhum dos casos referidos, o Correio da Manha ouve os visados ou investiga o suficiente para ir além da suspeita e da insinuação, instrumentos clássicos do jornalixo praticado.

Em ambos os casos, assistimos aos órfãos do Portugal de Salazar, no anonimato cobarde, tipo bufos da PIDE dos tempos modernos, a destilar ódio em comentários imbecis sobre os «comunas», os autarcas corruptos, o dinheiro roubado ao erário público, entre outras pérolas.

Se é verdade que nos podemos queixar da ausência de uma oposição séria e credível, portadora de uma alternativa à gestão da CDU em Setúbal, não nos podemos queixar da ausência de quem muito faça para colocar a discussão política no terreno do sensacionalismo do Correio da Manha.

A gestão do Município e as opções feitas não estão isentas de crítica, no entanto, é pena que na ausência da crítica séria, honesta e construtiva, Setúbal veja o debate político limitado a um sucessivo levantamento de suspeitas.

Felizmente, o compromisso do Município e do colectivo a quem os Setubalenses deram a responsabilidade de o gerir, é um compromisso com o desenvolvimento do concelho, com a melhoria das condições de vida das populações, com a afirmação e a valorização de Setúbal no plano nacional e internacional. É um compromisso assumido com trabalho, honestidade e competência, onde não há lugar, nem tempo a perder com os Correios da Manha.

Advertisements
Standard

2 thoughts on “O jornalixo do Correio da Manha

  1. Vasco Duarte diz:

    Concordo plenamente com a sua afirmação: «… não há lugar, nem tempo a perder com os Correios da Manha.». No entanto, para o concluir, precisou de divagar por cerca de quarenta linhas! O que pretende atingir com este texto?

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s