Geral, música

Morreu um grande maestro e um grande humanista

 

Por todo o mundo a morte de Claudio Abbado ecoou. Morreu provavelmente o maestro que é o maior músico humanista nosso contemporâneo. Trabalhou até quase à sua morte, depois de ter enfrentado um cancro no estomago durante mais de duas dezenas de anos. Sempre sereno, sempre determinado são inúmeros os seus sucessos e os prémios quelhe foram concedidos. Dirigiu da música contemporânea aos clássicos. Com o seu compatriota Luigi Nono e na companhia de Maurizio Pollini deu inúmeros concertos em fábricas levando a música para lá das salas de concertos.

Claudio Abbado dirigia com grande serenidade mas sempre com enorme segurança e domínio sobre as obras e as orquestras. O seu lema era ”eu não sou o seu chefe, nós trabalhamos em conjunto Já com os traços bem vísiveis da doença na sua cara, fez gravações históricas fazendo redescobrir um dos compositores mais tocados, Mahler. Ele, que quando foi director permanente do La Scala, introduziu no reportório mais conservador dessa mítica sala,  obras de Berg, Schonberg, nomeadamente LuLu, Wozzeck, Moisés e Abraão, e dos contemporâneos Berio, Manzoni, Penderecki, mas também dando novas leituras de Verdi e Rossini.

A sua actividade e dedicação à música eram imensas. Estava a trabalhar para formar uma Orquestra Mozart, isto depois de ter fundado a Orquestra de Câmara Mahler, fazer renascer a Orquestra do Festival de Lucerna e ter sido um dos impulsionadores da Orquestra Juvenil Europeia.

Dirigiu as melhores orquestras por todo o mundo, participou em quase todos os festivais. Era a expressão do triunfo da vontade ao serviço da música.

Advertisements
Standard

One thought on “Morreu um grande maestro e um grande humanista

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s