Política

Golpadas

93643_Papel-de-Parede-Tubarao-do-Procurando-Nemo_1024x768Preços da electricidade, promoção da ciência e da investigação, taxa de desemprego e escolaridade obrigatória são motivos para algumas das últimas golpadas com que o Governo e os seus mentores acabam de brindar os portugueses.

Afinal o anunciado aumento de 2,8% nas tarifas fixadas para a eletricidade não passa de uma daquelas médias habilidosas que cruza dois factores: o preço da potência e a energia consumida. Afinal o aumento do custo da energia será em regra superior podendo atingir 5%!

Assim se promove a ciência e a investigação em Portugal: menos 40% de bolsas concedidas pela FCT. Foram menos 900 bolsas individuais de doutoramento e menos 444 bolsas de pós-doutoramento. E com o ministro Pires de Lima a acusar os bolseiros de “viverem no conforto de estar longe das empresas e da vida real”. Ao invés de melhorar o sistema, satisfazem-se a destruir uma das poucas áreas estratégicas em que o país tem demonstrado uma evolução notável.

O desemprego está a diminuir. Claro. Com a emigração massiva a atingir os níveis dos anos sessenta do seculo passado. Com os imigrantes a regressar aos seus países de origem. Com o número de empregos não-remunerados a crescer. Ah, e com a remuneração dos empregos criados a concentrar-se em torno do salário mínimo nacional… que data de 2011.

“Jovens populares” (CDS) propõem diminuição da escolaridade obrigatória do 12º para o 9º ano. Ou será um sonho cada vez menos escondido da “direita popular” de Portas e P. Coelho? Remeter à ignorância amplos sectores da população.

Bem podem dourar a pílula. A realidade aí está, mas bem escura.

Advertisements
Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s