Área Metropolitana de Lisboa, Política

Velhas ambições

acosta

Neste blogue, já muito foi dito sobre o processo que se vive na Área Metropolitana de Lisboa na sequência entrada em vigor da Lei sobre Áreas Metropolitanas e da grande vontade do democrata António Costa ser dono e senhor da AML. 

A novidade é que ontem, a aliança PS, PSD, CDS e Isaltino sofreu uma pesada derrota ao ter visto chumbada a sua proposta de Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa.

A maioria das Assembleias Municipais (10 em 18) rejeitou a lista proposta por António Costa e seus aliados que, num processo de assalto ao poder, pretendem excluir outras forças políticas dos órgãos da AML, incluindo a força que detém o maior número de presidências de Câmara, a CDU.

A lei das Áreas Metropolitanas, cozinhada por Miguel Relvas, aprovada apenas com os votos do PSD e CDS, parece servir que nem uma luva aos interesses e a velhas ambições de António Costa que não tem qualquer pudor em romper com a tradição de uma Área Metropolitana participada por todas as forças políticas, com capacidade de gerar consensos,  reivindicando mais meios, competências e a eleição directa dos seus órgãos.

No entanto, a lei e a ambição de António Costa não foram suficientes para ultrapassar a vontade da maioria das Assembleias Municipais da AML que chumbaram a prepotência e a arrogância sectarista de PS, PSD, CDS e Isaltino (que passou procuração a Paulo Vistas).

Sublinha-se, também, o papel reservado por esta lei aos eleitos nas Assembleias Municipais que deixam de formar listas para participar no órgão deliberativo da AML e passaram apenas a eleger uma Comissão Executiva, em lista única, proposta pelo Conselho Metropolitano, com a qual não têm qualquer outra ligação ou qualquer poder de fiscalização.

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s