Internacional

Que viva Nelson Mandela!

nelson mandelaQuando o apartheid, esse hediondo regime de segregação racial, agonizava e todos julgavam que a República da Africa do Sul iria soçobrar à violência, foi Nélson Mandela, o  venerando  Madiba, assim chamado pelo seu clã do povo Xhosa, quem contribuiu decisivamente para evitar a derrocada do país e a guerra inter-étnica.

Condenado a prisão perpétua em 1964 e posteriormente sujeito a humilhações várias durante o cativeiro, foi N. Mandela quem, do interior da sua cela, conduziu as negociações com os lideres brancos da Africa do Sul (P.Botha e F.W. De Klerke, posteriormente). Era já então o grande líder da resistência protagonizada pelo ANC, inicialmente pacífica, mas que a continuada persistência do regime de segregação racial obrigou a optar pela luta armada.

Sendo hoje quase caricato, o regime de apartheid vigorou na República da Africa do Sul durante cerca de cinquenta. Os seus mentores, os afrikanders acantonados do Partido Nacional, impuseram uma ideologia, levada à prática, de completa separação racial e de total dominação branca dos destinos do país.

Os tempos de transição negociada foram recheados de episódios de violência e lutas inter-étnicas alimentadas pelos opositores do fim do apartheid. Poucos acreditariam mesmo que o fim do poder da minoria branca pudesse ocorrer sem um banho de sangue.

A Mandela se deve a coragem de ter optado pela moderação, aplacando os receios das populações brancas, assegurando uma transição suave e com sobressaltos menores (apesar de não isenta de episódios de violência extrema). Foi ele quem apelou à calma dos povos sul-africanos e foi ele o primeiro presidente eleito pelos sul africanos de todas as cores.

Que viva Nelson Mandela!

Anúncios
Standard

One thought on “Que viva Nelson Mandela!

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s