economia, EDP

O mistério das tarifas da electricidade

image

A fixação das tarifas da electricidade é um verdadeiro mistério em Portugal.

Constatemos. Perante uma diminuição do consumo de electricidade nos primeiros nove meses deste ano (-1, 7%), o que é que a entidade reguladora do sector, a ERSE, propõe? Uma baixa das tarifas para estimular o consumos? Não. Propõe que se aumentem os preços em 2,8%!

Seria compreensível que os preços cobrados aos consumidores resultassem, grosso modo, de um encontro entre a oferta e a procura. Seria o “mercado a funcionar”, para utilizar uma expressão tão de agrado dos admiradores do free market.

Para toldar a nossa compreensão, passa-se como “cão por vinha vindimada” sobre a situação em que o país se encontra. É quando se assiste a diminuições generalizadas da actividade económica e do rendimento das famílias que a entidade reguladora propõe tal aumento. Como se as tarifas eléctricas não tivessem já vindo a ser sujeitas a sucessivos aumentos e à anti-económica sujeição a uma taxa de 23% de IVA.

Esperemos que com a liberalização de preços da energia eléctrica, recentemente iniciada, não suceda aquilo a que assistimos com os combustíveis. Onde só a muito custo tem sido possível iniciar um esboco de concorrência com os preços impostos pelos grandes operadores do retalho.

Até que os factos demonstrem o contrário,  estamos perante processos guiados exclusivamente pela preocupação de garantir as rendas das empresas que, em situação de oligopolio, dominam esses sectores. Quase sempre em prejuízo dos consumidores

Anúncios
Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s