wpid-23-setembro-2013-def-page-001-2.jpg
Política

23 de Setembro de 2013.

23 setembro 2013 (def)-page-001O objectivo foi marcado e ostensivamente apresentado. Seria em 23 de Setembro de 2013 que o país regressaria aos mercados de capitais – entenda-se, à venda de títulos da dívida pública de cinco ou dez anos, a taxas de remuneração razoáveis. Serviu para justificar todas as medidas que se abateram sobre a maioria dos portugueses.

Estávamos em Março de 2012 e o ministro Vitor Gaspar irradiava confiança. Quase chegados à data prevista, resta-nos constatar o rotundo falhanço da previsão. Os mercados de capitais continuam fechados, os portugueses mais pobres, o país mais débil e a produção a cair. E o que se discute agora é um segundo “resgate”.

O governo da Direita teve todas as condições políticas a que poderia ambicionar. Uma maioria, um Governo, um Presidente – tal como Sá Carneiro reclamava em 1980.

O que é que falhou?

Terá sido o povo, que ordeiramente e com sentido de responsabilidade, cumpriu todos os sacrifícios a que foi chamado? Ou terão sido sucessivas políticas de suicídio impostas pela troika e diligentemente aceites e assumidas como suas pelo Governo?

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s