Cultura, Setúbal

Vamos sentir a tua falta!

image

O actor é um fingidor. Um provocador das emoções alheias. De tristezas e alegrias. De angústias e entusiasmos. Alguém capaz de nos tocar por dentro. Por isso nós próprios também morremos um bocadinho quando morre um actor que nos proporcionou todas essas emoções. Tanto mais se crescemos a vê-lo representar.

Fernando Guerreiro  (Setúbal, 25 de Novembro de 1938) foi um desses actores que deixa marca. Não conheço na nossa comunidade quem não gostasse de o ver  em cena – coisa difícil nos tempos que correm.

Pelo seu talento, pelo seu desempenho artístico e sensibilidade poética, pelo seu percurso no teatro setubalense desde há décadas. E pelo empenho e carinho que dedicou aos projectos teatrais (e não só) em que participou – nos grupos Ribalta, Teia, Palcarte, Teatro Infantil de Lisboa, Sociedade Musical Capricho Setubalense, Teatro de Animação de Setúbal (TAS) e, ultimamente, no Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

Homem do teatro e da palavra, Fernando Guerreiro fez parte daquela geração que viveu parte significativa da sua vida no antigo regime e que, após o 25 de Abril de 1974, soube por mãos à obra e trazer o teatro para a luz do dia. Tempos conturbados, mas ricos de entusiasmo e de novas apostas.

O desaparecimento de Fernando Guerreiro é mais um momento nessa inevitável mudança de geração no teatro feito em Setúbal e que já viu partir gente como António Assunção, Carlos Daniel, Luisa Barbosa, António Banha, Asdrúbal Teles, Carlos César, Mário Anjos e mais recentemente Álvaro Félix.  

Apesar de todas as inúmeras dificuldades, tenho a certeza que o teatro de Setúbal está hoje à altura do testemunho que lhe é deixado por Fernando Guerreiro e pela sua geração.

Adeus Fernando!

Anúncios
Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s