Costumes, Geral

Gurus das Frases Feitas

ImageVivemos numa época em que a magreza das ideias ou mesmo a sua ausência é suprida pelo falar e escrever frases empoadas que são atiradas para o ar, envoltas numa poalha de ouro que vai-se ver e é brilhantina do latão mais rasca. Na economia, na culinária, a literatura alcança mesmo os picos da imaginação. É vulgar em receitas da cozinha internacional pós-moderna encontrar frases como: “X em sua cama de verdes viçosos do campo”. Lê-se a receita e os verdes viçosos do campo é alface! por esses fornos acima, é uma escrita desatada. Na economia a cada naufrágio solta-se a língua como um salva-vidas. Eles são os produtos tóxicos, os remédios ou não sei que mais, sem esquecer essa pérola que é o crescimento negativo! Por dá cá aquela palha tudo tem que ter  sustentabilidade, em tudo se persegue o que é sustentável, sustentado. E claro qualquer coisa faz sempre parte de um plano integrado de… Um jargão que entrou nos léxicos. Térmitas que todo o mundo usa a propósito e a despropósito. Todos os dias tropeçamos com frases dessas, de pompa e circunstância, que não dizem nada e parecem dizer tudo.
No outro dia caiu em cima da minha mesa de trabalho esta frase, um pequeno e refulgente diamante em resposta a um inquérito feito por uma entidade oficial sobre indústrias culturais e criativas, projectos e objectivos para indústrias culturais e criativas. A pergunta nem interessa qual é. A resposta podia ser à pergunta onde calhou mas em qualquer uma das outras também não deslustrava o seu autor e ficava sempre certa no contexto. É a enorme virtude destas frases.

. Rezava assim:

CRESCIMENTO SUSTENTADO

DA ECONOMIA DO CONHECIMENTO

                                                                    ????????????????????????????????????????????????????

Perceberam? Têm dúvidas? Ofereço-vos uma chave para entenderem a profundidade da frase. A mesma que utilizei para ser tocado pela graça de a entender na sua magnitude, na excelência do conceito que encerra. Auguramos ao seu autor um risonho futuro sustentado em mais frases destas que devem deixar embasbacados os utentes de qualquer areópago por onde passeie a sua ciência de frases feitas a tilintar nas orelhas dos ouvintes, com o efeito da flauta de Hamelyn.

Gazua auxiliar de decifração:

1.Crescimento da economia sustentada do conhecimento

2.Crescimento da economia do conhecimento sustentado

3.Crescimento do conhecimento sustentado da economia

4.Conhecimento sustentado da economia do crescimento

5.Conhecimento do crescimento da economia sustentada

6.Conhecimento da economia do crescimento sustentado

7.Economia sustentada do crescimento do conhecimento

8.Economia do crescimento sustentado do conhecimento

9.Economia do conhecimento sustentado do crescimento

E etc.

Se tiverem insónias podem continuar. sempre é mais divertido do que contar carneiros.

Standard

1 thoughts on “Gurus das Frases Feitas

  1. Há quem ganhe a vida a criar frases feitas. É trabalho bem pago e o sistema valoriza quem faz um embrulho bonito para disfarçar os execráveis conteúdos.
    A propósito do post lembrei-me das cidades inteligentes, da cidade das duas margens, das cidades inclusivas, da janela de oportunidades, do empreendedorismo e por ai fora, coisas que vou lendo, boas para insónias

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.