Política, saúde

Quanto Vale A Vida?

Foi esta a notícia que saiu nos jornais de ontem.

 Morre depois de falhar remédio Homem de 33 anos não foi tratado por falta de medicamento na farmácia do hospital

 Por:Joana Nogueira

 Um “atraso burocrático” provocou a falta do medicamento Elaprase, usado no tratamento de doentes com uma doença rara, no Hospital de Faro (HF), durante cerca de dois dias. Um dos doentes morreu anteontem em Lisboa. Seguido no Hospital de Faro, o homem de 33 anos, que sofria de síndrome de Hunter, doença hereditária rara que afeta o organismo e limita a capacidade de respirar e andar, foi informado, há cerca de três semanas, de que não poderia fazer o tratamento.

“Disseram-lhe que não havia medicação e mandaram-no para casa. Segunda-feira, o médico decidiu interná-lo. Suspeitavam de que tinha leucemia. Terça feira foi transferido para o IPO de Lisboa, com uma infeção respiratória, onde acabou por morrer”, diz a irmã, que prefere o anonimato. Pedro Nunes, presidente do Conselho de Administração do HF, garante desconhecer o agravamento do estado de saúde do doente.

“Houve um atraso burocrático, mas o hospital voltou a comprar o medicamento, que custa um milhão de euros por ano e é inócuo. Desconheço que o doente tenha morrido. Se assim for, o caso tem de ser estudado”, disse.

O Sr. Pedro Nunes que diz a isto? Que não sabia do agravamento da doença, mas não diz que nada sabia sobre a falta do medicamento, portanto sabia que tinha havido “ o atraso burocrático”. Logo era obrigado, como médico, a pensar que haveria agravamento da doença.

E remata, cinicamente? ou estupidamente? que o caso tem de ser estudado!!!

De caminho vai dizendo que custa 1 milhão de euros por ano! Uma afirmação que nunca deveria proferir e muito menos nestas circunstâncias. Quanto vale um homem? Uma vida, para este Senhor que parece que é médico? Ou talvez já não o seja! Quem sabe onde hoje começa e acaba uma e outra coisa com os que aceitam cargos e, alegremente, embarcam numa política de saúde e geral condenada por quase todos?

E faz ainda esta afirmação espantosa: que o medicamento era inócuo. Um pouco perplexa,fui ao dicionário para ter a certeza do significado de inócuo – inofensivo, que não danifica. Ainda bem que era inócuo, que não danificava.

Tudo leva acrer que o doente só faleceu face à falta do medicamento que é essencial nesta doença, o único existente, e que produz benefícios clínicos importantes para os doentes.

 Mais uma morte antecipada provocada! Onde estão os Conselhos de Ética deste País?

 Agora quem vai negar o que vêm dizendo há mais de um ano as várias Associações de Doentes sobre a falta de medicamentos e a recusa de tratamento em muitos hospitais do SNS?

O Sr. Ministro, certamente, vai sacudir a água do capote bem como o governo, desumano e antissocial, que é cada vez mais urgente pormos a andar, porque para os Bancos, para as Parcerias Público-Privadas, para a Cruz Vermelha Portuguesa e outros amigos jorram sem cessar os milhões de milhões de euros sem produtividade, sem eficácia e sem eficiência para a Economia e para o País, arruinando ambos de forma cada vez mais rápida e profunda.

P.S. – Pode não ser relevante este facto: nos EUA o medicamento custa 300.000 dólares/ano/paciente. Porque será tão caro em Portugal?

 

 

Anúncios
Standard

One thought on “Quanto Vale A Vida?

  1. Olinda Peixoto diz:

    Sô numa sociedade desumanizada,um crime(porque o ê)fica impune!E ,se algum familiar do jovem,morto precocemente,desse um murro inôcuo nas ventas do sr.administrador do HF?Ficaria impune?

    Um beijo

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s