Cultura, Geral, música

Páscoa Russa

ImageEm anos anteriores aqui, na Praça do Bocage, temos assinalado a Páscoa recorrendo às Paixões, um género musical paradigmático em J.S.Bach, originado pelo rito protestante, e que é central na história da música. No ano passado, nota da tentativa da Academia Internacional Bach de Estugarda de voltar ao tema da Paixão para a música contemporânea, com resultados muito desiguais, alguns mesmo frustrantes, não fora a participação de Rhim e sobretudo Sofia Gubaidulina.

Hoje vamos explorar outra tradição e outro rito cristão, o da Igreja Ortodoxa Russa.

Se para a Igreja não existe um acontecimento mais glorioso do que a ressurreição de Jesus Cristo, da mesma forma não existe festa mais radiante e alegre do que a Páscoa na Rússia.

Há uma coincidência natural entre a Páscoa e o princípio da primavera. Quem conhece e viveu essa época na Rússia conta como é extraordinário o desaparecimento da neve e quase subitamente as florestas desoladas rebentarem em verdes inesperados, os pássaros encherem os ares com os seus cantos, as flores desabrocharem. Esta coincidência entre a natureza e a espiritualidade, origina uma Páscoa, com traços pagãos ou panteístas e uma expressão completamente diferente do que noutras paragens. Não admira que seja a primeira, a maior e mais bela festa da Igreja Ortodoxa Russa, da qual todas as demais dependem e em torno da qual, como ao redor de um sol radiante, todas gravitam.

Há vários registos musicais celebrando a Páscoa russa, mas nenhum se compara com a Grande Páscoa Russa de Rimsky-Korsakov que com Balakirev, Borodin, Mussorgsky e Cui, constituiu o chamado Grupo dos Cinco, grupo de compositores que, apesar a sua formação muito diferente, tinham o objectivo comum de produzir uma música especificamente russa, o que conseguiram causando admiração e aplauso em todo o mundo e abrindo um novo capítulo na História da Música.

GRANDE PÁSCOA RUSSA

http://www.youtube.com/watch?v=JkjXdPhO_Fw

Advertisements
Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s