economia, Geral, Política

Carta de António José Seguro à Troika

Image    Amada Troika

Queridos amigos Abebe Selassie, Jurgen Krüger, Rasmus Rüffer

A minha decisão, ratificada pela Comissão Política do meu Partido, de apresentar na Assembleia da República uma moção de censura ao governo PSD-CDS, é uma decisão muito séria e que não deve ser mal interpretada.

Faço-o com a consciência que, tal como o meu querido amigo Abebe Selassie, estou muitíssimo desapontado com o rumo que o país está a seguir. Não se percebe como é que medidas tão sábias e inteligentes como as que a troika tem imposto ao país têm agravado a situação económica e social. Para mim, tal como para o meu amigo Abebe Selassie é com imensa surpresa que vejo o desemprego a aumentar, a recessão a crescer, a economia a estagnar. Só entendo o que está a acontecer porque os três pilares em que a política do governo PSD-CDS assenta, austeridade, contenção, privatizações são errados e não resolvem os problemas estruturais de Portugal. Os três pilares que suportam a minha política, a política do PS serão a contenção, as privatizações e a austeridade. Isto faz toda a diferença, o que nos distingue do PSD-CDS, e que cumpre os nossos compromissos com a troika. É o novo ciclo. o outro caminho para Portugal.

Claro que no governo há quem seja mais culpado. O maior culpado é o Álvaro Santos Pereira, um incompetente. A estratégia de aumentar os dias de indemnização previstos para despedimentos, de forma a segurar a UGT na concertação social acaba por minar a credibilidade do governo, sempre a ceder aos parceiros sociais. Comigo, garanto-vos, o João Proença deixa de brincar aos sindicalistas, fará o que sempre quis fazer que é estar em linha com as vossas propostas de liberalização do mercado de trabalho, essenciais para a recuperação económica. Ele anda nesta política do faz de conta porque é um militante convicto do PS. Temos que ser compreensivos.

Depois não posso pactuar, embora me comova a vossa paciência para com o Victor Gaspar e aquele coiso insuportável, petulante e idiota o Carlos Moedas. Se fosse a vocês não lhe dava mais corda! Nem mais ano, nem mais meio ano para cumprirem as metas que os meus amigos, grandes cientistas económicos, traçaram para salvar o país. Comigo todas as metas traçadas serão cumpridas. Este é o verdadeiro sentido da minha moção de censura.

Hesitei muito. Receei mesmo ser mal compreendido. Não quero eleições já, a não ser que os meus amigos considerem que esse é o mal menor para cumprir os vossos sábios desígnios. Ou mesmo a via certa para sair deste impasse. Tive tantas dúvidas que só depois de consultar a Alexandra Solnado e o seu Oráculo de Jesus, e do Além me vir a confirmação que esse é que era o caminho certo, o prossegui. Só depois desse inequívoco sinal é que propus à Comissão Política do PS apresentar a Moção de Censura.

Meus queridos amigos, a moção ainda não está redigida. Podem propor o texto, nós faremos uma tradução correcta e no bom português do novo acordo ortográfico. Se os vossos afazeres de transpiração económico-política não vos derem tempo para redigirem a moção no seu todo, agradeço algumas sugestões. Se estiverem em desacordo com a apresentação da Moção de Censura do PS, percebam que já não podemos recuar! Poderemos ponderar soluções alternativas e criativas, como apresentar a Moção de Censura e o PS votar abstenção ou mesmo contra!

Espero ter notícias vossas em breve.

Ao vosso inteiro dispor subscreve-se este vosso amigo e incondicional admirador

António José Seguro, secretário-geral do Partido Socialista

Advertisements
Standard

3 thoughts on “Carta de António José Seguro à Troika

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s