História

“Depois do Adeus” ou o regresso das colónias

Depois-do-Adeus-LogoA descolonização dos antigos territórios portugueses em África foi um dos mais traumáticos episódios da nossa história contemporânea.

Centenas de milhares de portugueses residentes nas então províncias ultramarinas, sobretudo em Angola e Moçambique, viram-se forçados a abandonar as suas casas e os seus pertences num curto lapso de tempo. Ficaram então conhecidos como “retornados”.

A abordagem da descolonização africana é, ainda hoje, difícil e amarga. Muitos dos que a viveram estão por aí – recuperam, mas ficaram indelevelmente marcados pelo processo.

Apesar dos seus recursos limitados, a sociedade portuguesa conseguiu, melhor ou pior, integrá-los, evitando os dramáticos impactos políticos e sociais conhecidos noutros países coloniais, como foram os episódios que se sucederam à descolonização francesa da Argélia com o retorno dos pieds noirs à metrópole gaulesa.

Estão passados quase quarenta anos sobre os factos. Os acontecimentos, em resultado das feridas que então abriram, têm passado ao lado do cinema e da televisão. A mera discussão pública do tema, por vezes ainda aquece os ânimos. Se na literatura há já uma produção sobre o tema, na televisão pecava-se pela ausência.

Regista-se com agrado a iniciativa da RTP com uma série dedicada ao tema. “Depois do Adeus”, na mesma linha discursiva de “Conta-me como foi”, transporta-nos ao Portugal do post-25 de Abril e da descolonização, quando o país vivia o turbilhão do entusiasmo da descoberta de Liberdade. Com uma descolonização sem apelo nem agravo, acelerada por mais de uma década de três guerras em África.

Aos domingos, na RTP1, às 21h00. A ver.

Ficha técnica

Título Original: Depois do Adeus / Com: Ana Nave, José Carlos Garcia, Catarina Wallenstein, Fátima Belo, António Cordeiro, Cucha Carvalheiro, António Capelo, Mafalda Vilhena, João Reis, Ana Padrão, Diogo Infante, Dinarte Branco, Sandra Faleiro, Joaquim Nicolau, António Raminhos / Realização: Patrícia Sequeira, Sérgio Graciano / Produção: SP Televisão / Autoria: Inês Gomes, Ana Vasques, Catarina Dias, José Pinto Carneiro, Luís Marques, Sebastião Salgado, Vasco Monteiro / Ano: 2012

Standard

One thought on ““Depois do Adeus” ou o regresso das colónias

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s