economia, Geral

Cavalo por Vaca

Image   Anda toda a Europa, e Portugal por arrasto, muitíssimo preocupada com a mistura, em doses desiguais da carne de cavalo em preparados de carne de bovino sem que a rotulagem registe esse facto. Desenvolve-se uma campanha em que se insinuam terrores despropositados. Tanto a carne de cavalo como a carne de bovino, se estiverem dentro dos padrões sanitários, não constituem qualquer perigo para a saúde pública. Mas instilando uma bruma de medo a Europa, os estados europeus surgem como muitíssimo preocupados com os aborígenes e movem céus e terra para os proteger dos supostos malefícios de haver carne de cavalo nos preparados de carne de bovino. A técnica é vulgar. Promove-se o terror para o Estado surgir como o cavaleiro Ajax a salvar os cidadãos. O terror em coisas acessórias, embora importantes, mesmo muito importantes, para manter e proteger o essencial das políticas dominantes que estão na raiz da degradação das coisas acessórias.

É evidente que existe, subjaz a essa traficância a ganância que esta sociedade promove em todos os patamares. Há carne de cavalo em, por exemplo quase todos os produtos bancários vendidos como preparados com carne de bovino de 1º qualidade. Alguém percebe algum frémito de sobressalto na Europa e nos estados europeus? Há alguma notícia sobre as tragédias que se anunciam? Nada de nada, para lá da conversa mole para nos sossegar e adormecer.

E em Portugal não anda o primeiro-ministro e todos os ministros a vender doses maciças de carne de cavalo como se fosse das melhores vacas do mundo? Isso é facilmente detectável em todos os discursos. Ainda esta semana o primeiro-ministro, como tem feito quase todas as semanas e até várias vezes ao dia, garante que estamos no caminho certo. Caminho certo? A taxa de desemprego vai ultrapassar os 17% em 2013, o défice orçamental derrapa em relação às previsões do Governo e chega aos 4,9%. O país vai ter este ano uma recessão de 2%, o dobro do previsto, pelos governantes. A dívida pública, em vez de estabilizar a partir de 2014, tal como previa no final do ano passado, continuará a aumentar este ano e também no próximo. À vista de todo o mundo a catástrofe! O desastre total de uma política de desastre que, para o primeiro-ministro e a tropa fandanga governativa, é o caminho certo. Serve-nos esse hamburger como se fosse de carne de vaca de excelência e de origem rigorosamente controlada, quando de vaca só há vestígios, é quase todo de carne de cavalo e cavalo morto no talho mal-afamado e fedorento onde o governo se reúne para debitar as mais iniquas leis. Nem são precisas análises está à vista de toda a gente! Ninguém os apreende e os faz incinerar na lixeira da vigarice intelectual?

Anúncios
Standard

One thought on “Cavalo por Vaca

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s