Política

Os amigos são para as ocasiões…

A política portuguesa, ou melhor, a ação governativa dos últimos meses reveste-se de caraterísticas de tal forma absurdas que comentar o que o Governo de Passos e Portas faz é já, quase, um exercício doloroso.

Dói pelas maldades que nos faz, dói pela vingança ideológica cunhada em muitas das medidas neoliberais do Governo, dói na pele, dói na alma.

Dói.

Mas, até hoje, nada se fez de tão absurdo e tão infame, do ponto de vista simbólico, como a nomeação para Secretário de Estado de alguém que esteve ligado ao maior escândalo político e financeiro do último século. A nomeação de Franquelim Alves, homem intimamente ligado ao BPN por via da SLN, tem, do ponto de vista simbólico, uma força que eleva o absurdo de tudo o que estamos a viver a níveis estelares. Na prática, o que Passos e o seu ministro da economia fizeram foi recompensar alguém ligado (pouco ou muito, é irrelevante) ao escândalo que mais contribuiu para o estado de desgraça do país, para um buraco financeiro descomunal, para que as pensões baixem, para a nova lei das rendas que só serve para pôr os velhos na rua, para que os funcionários públicos fiquem sem subsídios, para que os trabalhadores do setor privado, e todos os outros, levem a maior talhada fiscal de sempre, para que o desemprego atinja níveis nunca vistos, para que as taxas moderadoras aumentem a níveis de consultório privado, para que o setor da restauração vá todo por água abaixo com o IVA de 23 por cento, para que os comerciantes fechem portas a um ritmo nunca visto, para que a legislação laboral seja a mais agressiva desde Abril de 1974…

Para Passos, claro, nada disto importa. Franquelim é uma “boa escolha”…

Acertado foi o comentário de Arménio Carlos: “os amigos são para as ocasiões”. Ele lá sabe de que amigos fala. Nós também…

Anúncios
Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s