poesia

Depois de Mim

Where-Do-We-Come-From-What-Are-We-Doing-Where-Are-We-GoingDEPOIS DE MIM

Um dia (sei-o bem)
os campos ficarão eternamente floridos
e a chaga que me inquieta
deixará de sangrar em todos os peitos.
Os homens já não estarão curvados sobre as terras.
E a leiteira não virá mais trazer-me as bilhas com o seu ar de humildade.

A mulher dos ovos e o homem da fruta,
o rapaz pobre envergonhado de dizer: eu sei,
o camponês prestando contas da estação,
os vultos negros do subsolo,
a linda mãe solteira,
deixarão de sorrir com humildade.

Humildade ficará nos dicionários como esqueleto em museu arqueológico.

Eu próprio nunca mais farei baixar as pálpebras
e deixarei que o sol me inunde bem, nos olhos.

Um dia
(ah! sinto-o bem para além das milhentas folhas de todos os tratados)
uma onda de amor invadirá tudo e todos.
E será uma primavera diferente de todas as primaveras,
porque ainda não foram inventadas as palavras para exprimi-la.

Simplesmente, nesse dia primeiro da nova criação, eu já terei partido.
A minha carne estará funda de mais para sentir o beliscão da alegria.
E os olhos cheios de terra
não verão os homens levantados
nem os campos eternamente floridos
nem a leiteira sem o seu ar de humildade.

Porém que importa?
Um dia, sei-o bem, todos estarão até que enfim de acordo.
Portanto, que importa a minha ausência?
Que importa que eu não venha a saborear os frutos da própria árvore?
Que é isso
ao pé da inabalável certeza desse dia admirável.

Mário Dionísio

(«Com Todos os Homens nas Estradas do Mundo»)

Standard

One thought on “Depois de Mim

  1. Olinda Peixoto diz:

    Este poema lindïssimo do M.Dionîsio,representa o sentir de todo o revolucionârio,sô que,nao conseguem expressar-se desta forma.Muitos,com os seus actos,outros com palavras banais,uns jâ nos deixaram,outros nascerao,mas todos,todos, anseiam pelos campos eternamente floridos.

    Bom ano,que vai ser de luta e resistencia,sem dûvida.

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

