Internacional

Vicky Soto

article-vicki-soto-3-1215-webChamava-se Vicky Soto e era professora numa escola básica em Newtown, Connecticut, local onde ocorreu um terrível massacre de que resultou a morte de vinte crianças e seis mulheres.

Vários testemunhos contam que se deveu à sua iniciativa a salvação de diversas crianças, escondendo-as no interior de um armário e interpondo-se frente ao assassino. Um acto que lhe custaria a vida.

O heroísmo da jovem professora – tinha 27 anos, recorda-nos a contradição da natureza humana. “She was an absolutely amazing teacher”, no dizer de quem a conheceu. A contradição de alguém que pagou com a sua vida a proteção de outras vidas. A minha homenagem.

Mas a homenagem não permite esquecer o fundo do problema. A proliferação de armas de fogo nos Estados Unidos e a facilidade com que se lhes tem acesso. O massacre de Newtown é apenas mais um de uma lista já impressionante.

Segundo estimativas reportadas a 2007 pelo relatório do UNODC (organismo da ONU para o controlo da droga e a prevenção do crime), havia 270 milhões de armas em posse da população nos Estados Unidos. E em 2005 estimava-se que 34% da população norte-americana possuía armas de fogo.

O porte privado de armas é pouco regulamentado nos EUA. Cada Estado aplica as suas próprias leis sobre permissão para compra, posse e controle de armas. Em 43 Estados, por exemplo, não é sequer necessário ter licença ou registo para obter uma. No Texas e em outros cinco estados, não há sequer idade limite para as obter.

Já é tempo de os Estados Unidos ultrapassarem a cultura de armas que está associada à sua génese como país e à sua história recente. O wild west ou a guerra civil, que poderão ajudar a compreender o fenómeno, tem que ser remetidos para o seu lugar – a história.

Advertisements
Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s