Geral, Política

Jesus Cristo fechado no templo

Conheci pessoalmente, há muitos anos atrás, D. José Policarpo, hoje cardeal-patriarca de Lisboa.

Gostei de falar com ele enquanto, viciados no tabaco, dávamos umas passas no recatado aconchego de uma sacristia, esperando que as cerimónias oficiais que lá nos tinham levado começassem.

Inteligente e afável, D. Policarpo tinha uma outra característica que motivara a minha empatia: era irmão de um amigo sindicalista.

É também por isso que fiquei triste e perplexo quando o ouvi dizer, em Fátima, ser contra as manifestações populares, as quais, assim como as revoluções, “nada resolvem”.

A frase, como escreveu Batista Bastos, “é inquietante, proferida por quem é: um homem culto, conhecedor da História e dos movimentos sociais que explicam e justificam as modificações políticas”.

Mais grave, ainda, quando acrescenta: “Até que ponto é que nós construímos uma saúde democrática, com a rua a dizer como se deve governar?” e “O que está a acontecer é uma corrosão da harmonia democrática, da nossa Constituição e do nosso sistema constitucional.”

Aplicada esta visão dois milénios atrás, Jesus Cristo teria ficado encerrado nos estaleiros navais de José, ou, quando muito, limitar-se-ia a falar no Templo.
Hoje, D. José seria um desempregado da fé.

Advertisements
Standard

2 thoughts on “Jesus Cristo fechado no templo

  1. Maria da Conceição de Oliveira Lopes diz:

    D.Policarpo o Fariseu do Sc XXI. Onde está a tua mente brilhante?? 😦 Se assim fosse, como defendeste, a igreja Católica e os movimentos do cristianismo nunca teriam existido. Ao escutá-lo recordei a mensagem bíblica de Jesus aos fariseus do Templo. Fui reler esta parte na Bíblia. E, confirmei a minha percepção. D. Policarpo o Fariseu do templo do sec XXI . Obrigada Demétrio pela oportunidade de reagir e deixar o meu contributo 🙂

    Gostar

  2. fernanda gaspar diz:

    inteiramente de acordo, eu acrescentaria que o custo dos charutos que o senhor Cardeal Patriarca fuma, dava para alimentar uma familia…e já agora porque é que a igrja está isenta de impostos? O Senhor Cardeal Patriarca fala de barriga cheia…..Parece-me que quando cristo andou na terra não fumava charutos nem tinha uma vida de luxo como os seus “ditos representantes”…

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s