Política, saúde

A Mercantilização Total da Saúde?

Cada vez se torna mais claro que as medidas que foram sendo tomadas pelos ministros da saúde desde Correia de Campos, passando por Ana Jorge, até ao actual predador-mor do SNS, visavam a privatização dos serviços de saúde – porque a saúde, de acordo, a estratega do negócio de saúde do BES, é o melhor negócio depois do das armas – .

Uma vez mais acentuo aqui as loas em volta da sustentabilidade do SNS, táctica dos governos ao serviço dos grandes interesses privados da saúde, para nos convencerem a todos nós de que as medidas de encerramentos de serviços e de cortes sucessivos no orçamento do SNS até chegarem ao seu racionamento atroz, colocando seres na eminência de morrerem antecipadamente, para que os bolsos rapaces fiquem mais cheios, era a alternativa possível.

Foram muitas as vozes que alertaram para o real significado de muitas das ditas reformas hospitalares e dos cuidados de saúde primários encetados pelos governos de Sócrates, preparando com as suas campanhas nos media, a concretização actual das medidas da troika aceites e assinadas por PS, PSD e CDS.

Um novo passo está a ser tentado para aprofundar a privatização da saúde com a constituição de um grupo de trabalho com o objectivo de abrir ao sector cooperativo e social das chamadas Unidades de Saúde Familiar. Foi Correia de Campos que avançou com esta reforma que, como foi oportunamente denunciado, apenas visava mercantilizar a saúde entregando-a aos privados.

Este modelo foi posto em prática no Reino Unido e abandonado em 2003 devido ao descontentamento que gerou nos utentes da saúde. E Correia de Campos bem como o Governo de Sócrates sabiam bem disto, mas foram mansamente continuando para que passo-a-passo a saúde passasse para quem não tem outro objectivo senão o lucro e, se possível, o lucro máximo no negócio.

Temos de denunciar este objectivo do Ministro Paulo Macedo e deste Governo descredibilizado e já semi-enterrado por aqueles comentadores que há uns meses lhe teciam grandes louvores como os meninos bem-comportados da Europa colonizada, a do sul, onde abundam os «esbanjadores e devedores»    (outra loa ideológica bem estruturada e lançada nos media para nos convencer a aceitar a evidência dos sacrifícios ditados pela troika e aceites, com assinaturas, pelo PS, PSD e CDS).

O uso de cientistas para justificarem as suas medidas, pobres cientistas que consciente ou inconscientemente fazem o frete, já estão também a tornar-se sem crédito aos olhos do povo português. E veja-se a polémica, a triste história de um Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, cheios de cientistas esfalfados a justificar o racionamento com pretensas teorias gestionárias que nada têm de deontológico e humano.

Vamos denunciar mais esta medida que vai trazer acrescidas dificuldades a quem não tem possibilidades económicas para pagar, vamos evitar que cada vez seja maior o fosso entre os muitos que não terão meios para se tratar e aqueles poucos que poderão até mesmo ir para o estrangeiro fazê-lo.

BASTA! A Saúde é um direito humano fundamental!

Advertisements
Standard

3 thoughts on “A Mercantilização Total da Saúde?

  1. DILIA SAMARTH diz:

    Será que, para os assassinos engravatados que decidem sobre as alterações do sistema de saúde , esta constitui um DIREITO HUMANO?Ou será que os cidadãos deste pais não são Seres Humanos?…………..Não admira se um dia destes decretarem deitar ao mar os doentes que não têm recursos para se cuidar….!!!!!!!!!Juntemo-nos para que não fiquemos sem este precioso Direito!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  2. Fernando Silva diz:

    Considerado o melhor sistema universal/obrigatorio de saude do mundo, o Suico, e’ gerido por privados. No outro lado, encontra-se Portugal, um dos ultimos bastioes do mundo com um sistema publico fraco e dispendioso desde o momento que foi criado.

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s