Política

O CDS está no Governo?

Há coisas realmente curiosas e estranhas. De que outra forma se poderá encarar as declarações do líder parlamentar do CDP-PP, hoje, na Assembleia da República, que disse ao seu parceiro de coligação Vítor Gaspar que o Orçamento é um “trabalho em progresso”, além de, segundo o “jornal Público”, ter reclamado “alterações para compensar as medidas que têm consequências difíceis”.

E disse mais: “O Governo pode fazer esforço redobrado para encontrar despesa para cortar [nas PPPs e nas empresas públicas] e que permitam compensar algumas medidas na área fiscal e social que tem impacto negativo. Creio que é este o trabalho que devíamos concentrar atenções.” Mas, então, afinal o CDS-PP não tem estado no Governo e não tem andado a trabalhar com o seu parceiro de coligação para encontrar despesa para cortar?

Das duas uma: ou Magalhães se esqueceu de ter dito que as medidas anunciadas na sexta-feira passada respeitam a equidade e não são, de forma alguma, um aumento de impostos, além de ajudarem a criar emprego, ou então só agora  Paulo Portas, regressado de mais uma das suas fantásticas missões de diplomacia económica, lhe leu a cartilha para reproduzir na Assembleia. É o que dá as crianças falarem antes dos adultos e sem a permissão deles…

Reconheça-se que a jogada em curso é brilhante. Aliás, Portas, nestas jogadas é brilhante. Se a coisa seguir o caminho que se está a ver, há que concordar que, do ponto de vista do CDS, este é o melhor momento para se afirmar à direita e, nesse espaço político, fazendo-se de protetor dos pobres e oprimidos sufocados por impostos, capitalizar o descontentamento crescente.

Se já houve bons momentos para o CDS alargar o seu espaço na direita portuguesa, este será certamente o melhor de todos. Portas não vai perder a oportunidade.

O chefe do CDS consegue, entretanto, a quadratura do círculo. Está no poder, define as políticas, mas apresenta-se inocente, como o que rejeita aumentos de impostos e mais sacrifícios. Ou seja, participa, mas não entra…

É uma estratégia inteligente, lá isso é. Só é pena se seja tão pouco leal e séria.

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s