economia

Há crédito… e crédito

Ficámos ontem a saber que a banca a operar em Portugal atribuiu em 2011 mais 811 mil cartões de crédito aos seus clientes que no ano anterior. O que é tanto mais notável quando se verifica que os restantes segmentos de crédito cedido diminuíram quando também comparados com 2010.

O recurso ao pagamento com cartões de crédito, se tem a vantagem de diferir por algum tempo o pagamento, tem a grande desvantagem – para o cliente, claro, sendo o inverso verdade para o banco – de onerar o valor em dívida com taxas de juro estimadas em cerca de 28% mais anuídades.

Curiosamente, é a mesma banca que agora restringe seriamente o acesso das empresas ao crédito, ou para a compra de habitação – onerada com spreads de 5 a 7%, e apenas concedido até 80% do valor da avaliação, a que se associam ainda custos de abertura de processo a rondarem em média os 560 euros. Depois dos anos de ouro, o crédito à habitação tornou-se na besta negra para a banca.

Uma outra curiosidade revelada por estes números, oriundos do Banco de Portugal, é que revelam a dimensão da resposta da banca a uma detetada diminuição de utilização deste tipo de cartões pelos portugueses. Segundo um estudo da MasterCard divulgado em Novembro passado, em 2011 ter-se-iam registado os mais baixos níveis de utilização destes cartões desde 2008.

Fica assim claro que a banca não desistiu de ceder crédito! Só que o quer fazer com uma maior rentabilidade e canalizando os seus clientes para produtos mais onerados. Não nos podemos deixar de admirar com o facto de assim prosseguirem os intentos de estímulo ao endividamento dos clientes. Só que agora mais de mansinho.

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s