Internacional

Genes e seu Papel no sucesso Académico

Genes podem ter papel importante no sucesso académico in Ciência Hoje

Foram identificados três genes ligados a inteligência e capacidades cognitivas

O facto de um aluno terminar os seus estudos ou mesmo concluí-los com distinção, poderá estar parcialmente relacionado com factores genéticos. Segundo um recente estudo publicado no«Developmental Psychology», da Associação Americana de Psicologia, existem três genes ligados ao sucesso na vida académica.

A investigação foi levada a cabo por uma equipa do Departamento de Criminologia e Justiça da Florida State University, que identificou três genes – DAT1, DRD2 e DRD4 – relacionados com a atenção, motivação, violência, capacidades cognitivas e inteligência.

Para chegar a esta conclusão, a equipa liderada por Kevin Beaver recorreu a dados do National Longitudinal Study of Adolescent Health (Add Health), de entre 1994 e 2008, quando os participantes ainda estavam no ensino secundário, até a idade de 24 a 32 anos. Os estudantes e seus responsáveis responderam a questionários, foram entrevistados, e alguns aceitaram oferecer material genético.

Kevin Beaver referiu em entrevista a um diário norte-americano que é óbvio que “nenhum gene vai dizer: A Sally vai terminar a escolar secundária ou o Johnny vai concluir uma licenciatura”. No entanto, segundo o estudo, os genes associados ao interesse pela educação são transportadores de dopamina e receptores de genes – e apesar de toda a gente ter, de alguma forma, diferenças moleculares nos genes, os alelos (formas alternativas do mesmo gene), diferem de pessoa para pessoa. Certos alelos estão ligados a níveis superiores de competências académicas.

A investigação contou com os dados de 1.674 pessoas da base de dados do Add Health. Entre os que tiveram melhor rendimento escolar, a análise mostrou a prevalência de alterações em três genes do sistema dopaminérgico (ligado ao desenvolvimento de processos cognitivos): DAT1, DRD2, DRD4.

Estes cientistas não conhecem os casos portugueses de sucesso académico – são os genes  PS1 e PSD2, ligados  a certos  políticos portugueses.

É claro que é uma brincadeira, pois esta descoberta exigiria uma análise de outros factores que não são aqui referidos nem tidos como importantes.

Anúncios
Standard

2 thoughts on “Genes e seu Papel no sucesso Académico

  1. Rui Serra diz:

    É dos genes…
    Este modo inteligente, informativo, audaz e mordaz, de tratar um dos temas mais noticiados nos últimos dias é a forma adequada e a que reúne a minha preferência. E porquê? Para tratar e comentar os diversos assuntos da actualidade, não é satisfatório, em meu entender, fazê-lo – qual caixa de ressonância -, de forma igual ou semelhante a tantos outros, tal como acontece, em regra, em toda a comunicação social. Só a falta de criatividade e a pouca ousadia o pode justificar.
    É necessário sermos diferentes, inovadores, pois esse é o caminho que marca a diferença perante os demais.

    Parabéns, gostei!
    Rui Serra

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s