Geral

Portugal nas meias finais

Como todos sabemos a seleção de futebol portuguesa está na meia-final do campeonato da Europa, conjuntamente com a Itália, a Espanha e a Alemanha. Tirando a Alemanha que aparentemente está longe de esgotar o seu stock de meias, às outras três seleções coaduna-se bem o estatuto de meias finais, embora Portugal leve de longe a palma de ouro da meia final mais esburacada e para já sem aparentes possibilidades de comprar meias novas. Felizmente que estamos no verão …

Ao longo destas intermináveis semanas que leva o campeonato, temos sido bombardeados, pelas mais espatafúrdias frases, comparações, ideias, conclusões, etc. Os meios de comunicação, qual ventosa gigante, tudo sugam do acontecimento, até mais nada restar. Como um vampiro que acaba por matar a sua vítima depois de lhe chupar todo o sangue. Penso que no limite conseguem até pôr contra o futebol quem dele gosta …

A mais aberrante de todas as frases feitas e também a mais perigosa é medir-se o nível de patriotismo de cada português, pelo apoio que concede à seleção. Gosto muito da seleção, gosto que ganhem, mas algum tempo depois de terminados os jogos, finda a emoção. O outro dia é dia de trabalho e não vejo a vida de ninguém mudar por causa da seleção ganhar ou perder, tirando claro, aqueles que daquilo vivem. Não nos vão devolver o dinheiro do subsídio de férias e o dinheiro dos cortes do ordenado, seja qual for o resultado. Concedo que iremos um pouco mais bem dispostos no outro dia para o trabalho quando a seleção ganha, mas até isso, pode ser sol de pouca dura.

O patriotismo de cada um de nós não passa por gritar mais  e mais alto alto, do que o vizinho, por cada golo marcado, por nos flagelarmos por cada golo sofrido, por irmos buzinar para a rua ou insuflar a vuvuzela, após cada vitória da seleção. Respeito as bandeiras nas varandas e janelas, as bandeiras nos carros, mas qualquer semelhança entre esse ato e patriotismo é pura coincidência.

Hoje, pelos omnipresentes “media” será mas um dia D. Vejamos dois exemplos da linguagem veiculada. A utilizada por um dos craques da seleção para consumo público: “vamos lutar até à morte pela vitória”. Lutar até à morte? De quem? A dele não será decerto. Neste dia do jogo, logo pela manhã, um comentador por sinal até bastante equilibrado, falava de fazermos do dia de hoje uma nova Aljubarrota.

O que se pretende com toda esta carga emocional, senão afastar o nosso povo dos seus reais problemas? Entre futebóis, fados e fátimas, lá vamos empurrando para a frente, com a barriga, as nossas maleitas.

O povo português deveria estar seriamente preocupado, sim, mas … com  o estado das nossas meias.

Standard

2 thoughts on “Portugal nas meias finais

  1. Anita Vilar diz:

    Não cheguei a publicar um post onde voltava ao título Portugal e as meias finais, usando até a mesma imagem. Ainda bem que não publiquei, pois o seu post está muito, muito melhor e põe o dedo na ferida de uma forma excepcional.

    Acabou-se por agora(já sei que a equipe lusa foi eliminada) a manobra de diversão tão bem orquestrada que foi pelo governo em torno de um dos F’s de que fez um post anterior também muito bom.

    Felicitações

    Anita

    Gostar

  2. Subscrevo integralmente!
    Devo no entanto confessar – ou pelo menos sinto que devo, são as minhas manias… – que voltei a prevaricar e prometi que assistiria ao jogo de hoje… faço-o, contudo, sem me esquecer do miserável estado das meias com que os portugueses se vão apresentar perante os ecrãs dos seus televisores… e das suas caixinhas de TDT. Espero saber perdoar-me por isso…

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s