Geral

Palavras: empreendedorismo

  • ImageA nossa história mostra-nos como somos “palavrosos”. Nada de essencialmente diferente em relação ao resto da humanidade em que apenas uma simples e só palavra pode mudar a forma de pensar e agir de um povo. Se em relação à palavra oral é difícil contermo-nos e acertarmos, em relação à palavra escrita temos tempo, muito tempo, para escrevermos aquilo que queremos dizer.
  • Vamos então refletir sobre uma das palavras da moda: empreendedorismo – qualidade ou carácter do que é empreendedor; atitude de quem, por iniciativa própria, realiza acções ou idealiza novos métodos com o objectivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer actividades de organização e administração. (Obrigado dicionário Priberam). Surpreende-me a quantidade de pessoas que não sabe escrever corretamente esta palavra, mas ainda mais os que que não a sabem usar e  os que nem sabem o que ela significa. Mas, se verificarmos a quantidade de gente que a usa sem perceber e refletir sobre o seu uso em questões sociais, entramos no domínio do absurdo, da propaganda e da mentira, principalmente desta última  …
  •  Esta gente que manda em nós, é mais correto dizer que em vez de nos governar se vai governando à nossa conta, acha agora que o que falta ao nosso povo é empreendedorismo. Gostava de dizer que estão errados, profundamente errados. Mas esta gente que se governa à nossa conta, não dá ponto sem nó, não os tomemos por estúpidos ou ignorantes: eles sabem bem o que estão a fazer.
  • O nosso povo é individualmente empreendedor, basta ver a quantidade de negócios que vão surgindo e … desaparecendo: cafés, nails, cabeleireiras, gestão de condomínios, limpezas, supermercados, informática, lojas de tudo e mais alguma coisa, tantos e tantos outros, principalmente desde que estejam publicitados na internet e no facebook. Mas perante isto, deixo as perguntas: Somos um conjunto de indivíduos ou um povo? Vivemos todos por acaso no mesmo triângulo geográfico ou temos mais em comum do que isso?
  •  O meu vizinho pode ser um empreendedor e montar um qualquer negócio, ter sucesso e enriquecer, mas um POVO só pode ser empreendedor, quando domina, explora, desenvolve e exporta a sua agricultura, os seus minérios, as suas pescas e a sua indústria. Podemos dizer por outras palavras que é muito bonito termos um setor terciário na “berra”, mas se não o soubermos sustentar através do setor primário e secundário, bom … é como estarmos a escrever na areia … Empreendedorismo, empreendedorismo, quem o tem chama-lhe seu e de nada serve se não o põe ao serviço da comunidade.
Standard

One thought on “Palavras: empreendedorismo

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s