Geral

Amanhã é feriado

Amanhã é o feriado do 7 de Junho. Este é um feriado católico, um dia santo para os seguidores de Cristo. Aproveitem-no, pois a igreja apostólica romana vai deixá-lo cair, pelo menos nos próximos anos.

Sinceramente, isto faz-me confusão: a igreja vai deixar cair o feriado do corpo de Deus.  Desde que me lembro, ouço os cristão dizerem que Deus,  além de outras coisas, é incorpóreo. Ora se é incorpóreo não deveriam ter um dia a festejar o corpo de Deus.

Mas podemos aceitar isto dentro da crença em milagres, existente na fé cristã. O Deus cristão não tem corpo mas festeja-se o dia do corpo de Deus. Pois se calhar um dia teve-o, ou qualquer outra coisa que eu não entendo. Enfim, também não sou crente, portanto se não assisto às aulas, não domino a matéria.

 Mas, para mim, mais incompreensível do que festejar este dia é a santa igreja católica apostólica romana deixá-lo cair. Vejam bem como isto soa mal: a igreja católica portuguesa deixa cair o corpo de Deus! Que coisa horrível e ao mesmo tempo milagrosa, deixar cair um corpo que não existe.

Politicamente falando, estaria à espera que o secretário geral da igreja católica portuguesa pedisse a demissão depois de tal falha. Mas nada acontece, aliás, já me avisaram para esperar sentado pelos passos seguintes.

De seguida, assusto-me com o que escrevo. O quê? Vão aparecer mais passos? Então isto não vai acabar tão depressa?

Depois raciocino. O que vão pensar os estrangeiros de nós? Eles querem lá saber se foi a igreja, se foi a minha tia, que deixou cair o corpo. Raciocínio lógico de um norte-americano ao ouvir a notícia: só um espanhol (eles não sabem que Portugal existe) poderia deixar cair uma coisa que é incorpórea. Portanto isto não só afeta a imagem dos portugueses como da península ibérica em geral.

Penso. Não poderiam antes suspender o 15 de Agosto, dia da assunção de Maria? Aqui teríamos uma desculpa razoável. Com a crise que temos, não temos dinheiro para fazer a manutenção dos ascensores, logo suspendemos as coisas, por precaução, não fosse alguma coisa correr mal e o cabo do elevador partir-se ou o ascensor ficar encravado. Já pensaram bem na indeminização que teremos de conceder se acontecer um acidente? E depois dariamos uma verdadeira lição ao mundo: precaver para não acontecer.

Porque não suspender o 8 de Dezembro? Dia da imaculada Conceição, padroeira do reino. Ora já não temos reino, vivemos em república. Já não somos independentes, somos mandados pelos três reis magos a que agora alcunharam de troika, mas que eu bem sei, não passam da reencarnação de Belchior, Gaspar e Baltazar; basta olhar para eles.

Agora, sinceramente, acho bem acabar com o feriado do dia 1 de Novembro, dia de todos os Santos. Reparem, chamo-me Álvaro dos Santos, logo sou um privilegiado por ter um dia de feriado em minha homenagem e dos outros Santos. Mas depois reflito e digo: nesse caso porque não existe por exemplo um feriado de todos os Anjos? Ou de todos os Vilares? Ou de todos os Serras? E os Almeidas? os Costas? os Oliveiras? os Cunhas? (embora para estes, todos os dias são como o natal, são quando um homem ou uma mulher quiserem), os Salgados? os Rodrigues? etc.

Proponho que todos estes feriados católicos sejam fundidos num só a que chamaríamos feriado do Espírito Santo. Este poderia ser um feriado móvel, a ser comemorado uma vez por mês, a um sábado ou domingo, por causa e em nome da santa produtividade. Assim, mensalmente, todos os portugueses poderiam deslocar-se ao templo do Espírito Santo para lá depositarem uma dízima. O Espírito Santo agradecia e os accionistas também.

Tenham um bom feriado!

Anúncios
Standard

One thought on “Amanhã é feriado

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s