economia

Dividocracia

O Futuro do Ouro está garantido - gravura de Bartolomeu Cid dos Santos, 1975

Dividocracia, é um filme documentário muito interessante sobre o mundo actual e como as democracias degeneraram num sistema monopartidário em que as escolhas são simuladas pela opção do voto nos vários partidos em concorrência eleitoral . Eleições que, nas democracias representativas, deveria ser o território da luta de classes pacífica. A realidade é outra. As democracias representativas andam a reboque dos interesses das corporações e os partidos perderam definição ideológica, tornando-se numa finalidade em si, um prolongamento do aparelho de Estado, representando e mediando os interesses económicos dominantes. Este tema já foi objecto de um post aqui, na Praça do Bocage, e está cada vez mais na ordem do dia.

Dividocracia demonstra como o processo evoluiu até hoje em que os países periféricos são presas da voragem dos bancos dos países ricos. É um filme – documentário, com a duração  de uma hora e um quarto, produzido com donativos de cidadãos, e centrando-se na realidade grega tem uma leitura universal.
Obviamente não foi exibido pelos grandes canais de comunicação e cá não vamos esperar por o ver nem sequer num dia de semana, às quatro horas da manhã. Vamos divulgá-lo em capítulos, com legendagem em português-brasileiro.

dividocracia 1

dividocracia – 2

dividocracia – 3

dividocracia – 4

dividocracia – 5

Standard

One thought on “Dividocracia

  1. Carlos Alberto SantosPinho diz:

    Tenho estado a ver este filme-documentário aos poucos. Cheguei ao Dividocracia-3 e tenciono vê-lo todo, pois não merece que se perca o que quer que seja. Estou certo que é assustadoramente esclarecedor para muitos. É que haverá muito boa gente que, fruto da desinformação que por aqui grassa, acredita piamente que os gregos, e só eles, são os culpados pela situação a que chegaram por não quererem trabalhar, terem muitas regalias, reformarem-se cedo e não pagarem impostos. Nós não somos assim, e por isso nada disto nos vai acontecer…

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s