Cultura, Política

Sandice Ortográfica

Começa agora a proliferar na imprensa uma nota no fim dos textos avisando que foi escrito “de acordo com a ortografia antiga”

Não sei se a intenção é colocar uma nódoa no texto ou deixar uma marca do género da que Hitler obrigava a colocar nas roupas e nas fardas carcerárias dos judeus, comunistas e homossexuais. Tal como nesses malfadados tempos, esse estigma só honra quem não se verga às imposições de um código negociado há dezenas de anos por uns malfeitores da língua portuguesa, e que Sócrates, um beócio contumaz sempre ávido de modernidades & novidades por mais rascas que sejam, quer impor aos cidadãos portugueses com a cumplicidade da maioria da Assembleia da República, contra a opinião da esmagadora maioria da comunidade científica e cultural do país.

Apesar de o Acordo já estar ratificado e, oficialmente, ter entrado em vigor em 2009, deverá continuar a ser combatido e execrado. Até 2015, ano em que se supõe tornar-se obrigatório há uma luta patriótica a empreender contra essa aberração ortográfica que não pode baixar de intensidade nem ser procrastinada. Temos o exemplo de um anterior acordo ortográfico acordado, em 1945, entre Portugal e Brasil que o Brasil atirou para o caixote de lixo das inutilidades.

Agora começamos a ser sinalizados. Ainda na semana passada, perguntaram-me se um texto que tinha escrito para uma publicação em que colaboro regularmente podia ser “corrigido” pelo novo acordo ortográfico. Recusei liminarmente. A troca de “mails” entre o Conselho Redactorial foi intensa. Conclusão no fim do texto deverá figurar a etiqueta denunciadora: “escrito de acordo com a ortografia antiga”.

Sugiro que hitlerianamente me seja fornecido um pin para colocar na minha roupa. Tenho um modelo que proponho à consideração de todos.

Standard

2 thoughts on “Sandice Ortográfica

  1. Margarida Guimarães diz:

    Concordo plenamente. Não há pachorra para que, em nome de valores mais altos (?), as pessoas sejam obrigadas a repensar a escrita de sempre. Até por uma questão de soberania, dignidade, etc. E não há justificações…….
    G.

    Gostar

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s