Política

Para que serve a renovação do parque escolar?

A renovação de boa parte do parque escolar é, inegavelmente, uma das boas acções do governo de Sócrates. Basta olhar para o que foi feito na antiga Escola Comercial e Industrial de Setúbal, hoje Escola Secundária Sebastião da Gama, para se reconhecer que esta renovação, ainda que existam dúvidas sobre lisura dos processos utilizados em adjudicações de projectos, é algo que vale a pena valorizar. Mas o problema reside precisamente aqui: quase tudo o resto é mau.

O melhor exemplo do desequilíbrio das políticas de investimento no sector da educação só agora, no arranque do ano lectivo, se revelou com a falta, em dezenas de escolas, de pessoal auxiliar para vigiar as entradas, arrumar as salas, tomar conta dos meninos no recreio. Em contrapartida, temos escolas novíssimas em folha, dotadas de meios audiovisuais de última geração, equipamentos de climatização e tudo o que uma escola moderna deve ter. E meninos com o Magalhães debaixo do braço. Mas funcionários auxiliares, nem vê-los…

Por muito que me esforce, e sem deixar de valorizar a renovação do parque escolar, ainda que com custos bem pesados para aqueles que, no interior do país, viram as suas pequenas e indispensáveis escolas encerradas em nome de uma (i)racionalidade económica que tomou conta de tudo, não consigo encontrar outra explicação para esta absurda contradição na gestão da educação em Portugal que não a da mais absoluta incompetência e incapacidade de definir políticas coerentes de desenvolvimento educativo.

Se o investimento qualificador da educação se faz pela via da modernização física das escolas, ainda melhor se faria se fosse acompanhada da renovação e manutenção de níveis adequados de prestação de serviços por pessoal auxiliar e, já agora, sem ataques desnecessários aos professores. A aplicação cega de regras de redução de pessoal na administração pública dá nisto. Mas este é só mais um exemplo do desgoverno a que Sócrates e os seus ajudantes nos sujeitaram.

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s