Cultura, Setúbal

“O Segredo de Miguel Zuzarte” de Mário Ventura na RTP1

Mário Ventura Henriques é um nome grande da literatura portuguesa contemporânea. Grande mas frequentemente esquecido. Jornalista de profissão e autor de uma importante obra literária, iniciada com a publicação de “A Noite da Vergonha”, em 1963, Mário Ventura é detentor de um curriculum literário que se prolongou por obras tão significativas e referenciais como o romance “Vida e Morte dos Santiagos”, Prémio Pen Clube Português em 1985.

Jornalista e escritor a que, para nós, em Setúbal, se juntou a função de agente cultural, na qualidade de fundador, em 1985, do FESTROIA – Festival Internacional de Cinema de Troia, um dos mais egrégios certames cinematográficos nacionais, de que foi director até à sua morte em 2006. Alguém que juntou à sua carreira profissional e literária um percurso de resistência anti-fascista e afirmação política. O município sadino reconheceu o seu valor atribuindo-lhe, em 2001, a Medalha de Honra da Cidade.

Aqui se saúda a lembrança da RTP de produzir uma mini-série televisiva de dois episódios, a partir da adaptação de uma obra de  Mário Ventura, “O Segredo de Miguel Zuzarte”, dada à estampa em 1999. A série, da responsabilidade da produtora HOP,  é exibida na RTP1 nos dias 9 e 10 de Outubro. A adaptação integra-se no espírito das comemorações do centenário da República.

Tal como parte significativa das obras do lisboeta M.Ventura, a história passa-se no Alentejo, por ocasião da implantação da república. Centra-se na figura de um jovem telegrafista monárquico que, tendo recebido a notícia da vitória republicana, corta a ligação (o telégrafo) da aldeia ao mundo.

Quatro anos após a sua morte, é bom (re)ver Mário Ventura na televisão portuguesa!

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s