Setúbal

O dia da cidade nos media

Setúbal comemorou ontem, dia 15 de Setembro, o dia de Bocage e da cidade. A Câmara Municipal, como é norma, homenageou um conjunto de personalidades e instituições com as medalhas de honra da cidade e, pela quinta vez, atribuiu a medalha de ouro, desta vez ao Vitória de Setúbal, clube que este ano celebra o primeiro centenário.

Entre as personalidades distinguidas encontravam-se os músicos Sharyar Mazgani e Dimas Pereira, este distinguido a título póstumo. Mas estavam também três pessoas ligadas ao Vitória, Fernando Tomé, Manuel Manita e Fernando Vaz.

Ao ler a imprensa de hoje, dia 16, o que parece é que a Câmara Municipal apenas homenageou o Vitória e três dos seus homens. Mais nada aconteceu em Setúbal ontem… Para a imprensa nacional Mazgani não é digno de referência, Dimas Pereira, músico e dirigente associativo injustamente impedido por vereadores do PS e do PSD de receber a medalha em vida, em 2009, é uma irrelevância.

Nem sequer defendo que se tivesse dado atenção aos outros homenageados, pessoas cujo destaque é meramente local, ainda que homens como Álvaro Rodrigues, homenageado a título póstumo pela sua presença activa na cidade e luta antifascista, merecessem uma referência, ainda que pequena. Mas reduzir o dia da cidade a uma homenagem ao Vitória de Setúbal é de uma injustiça atroz e revela bem que, muitas vezes, a voragem do quotidiano induz nos maiores erros os “gatekeepers” dos media, viciados em critérios jornalísticos que consideram os mais justos e adequados, mas que, como se vê pelo exemplo deste dia da cidade, acabam por omitir notícias importantes e relevantes, até fora do contexto local de Setúbal.

Standard

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s