Setúbal

Recordar os baluartes de Setúbal (III) Santo António

O baluarte de Santo António situa-se em zona próxima do centro histórico de Setúbal, numa área delimitada, a poente pela avenida da Manuel Maria Portela, a nascente pela avenida Bento Gonçalves e a sul pela zona de confluência (Quebedo) entre as avenidas 5 de Outubro e Jaime Cortesão.

Este baluarte, que se integrava na estrutura defensiva seiscentista que já aqui abordámos (1) (2), é um dos exemplos gritantes do esquecimento a que votámos o nosso património. Está degradado e quase por completo engolido pelas construções de grande porte existentes no lado nascente. Esventrado nas partes em que a muralha foi demolida, salva-se, embora de forma pouco perceptível, a parte virada à avenida da Manuel Maria Portela, junto à linha férrea. Mas, mesmo neste lado, parte das construções existentes (de menor altura) apoiaram-se na muralha, dada a sua escassa cota. Na travessa de Mirante pode ainda observar-se um troço com considerável extensão e altura que se mantém integro.

O baluarte de Santo António merece: 1) Que se consolide e recupere a muralha no que seja possível, 2) A definição de um percurso de visita ao local, 3) A melhoria do espaço público envolvente, 4) Sinalização do acesso a partir das principais artérias circundantes e 5) Dotar o conjunto de informação explicativa.

Temos aqui a possibilidade de oferecer à cidade e aos que a visitam mais um ponto de interesse histórico-arquitectónico.

Standard

3 thoughts on “Recordar os baluartes de Setúbal (III) Santo António

  1. Bruno Florindo diz:

    Fiquei muito contente e impressionado com este grande trabalho de pesquisa. Vivo nos EUA mas nasci em Setubal e interesso-me muito pela historia da minha cidade. Uma sugestao: Se possivel, coloque um mapa ou as coordenadas que mostrem exactamente onde fica cada baluarte, muralha, etc. O nome das ruas ajuda, mas para quem nao vive na cidade… Obrigado.

    Gostar

  2. Pingback: Recordar os baluartes de Setúbal (V) Santo Amaro « Praça do Bocage

  3. Pingback: A propósito das Jornadas Europeias de Património « Praça do Bocage

Comente aqui. Os comentários são moderados por opção dos editores do blogue.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s